IA como apoio, não substituto
A IA pode ajudar na criação de planos e materiais. O professor sempre deve revisar, adaptar e validar o conteúdo antes de usar em sala.
É importante para garantir um uso seguro, ético e alinhado ao aprendizado dos estudantes.
Acesse quando quiser e compartilhe com sua equipe ou instituição.
A IA pode ajudar na criação de planos e materiais. O professor sempre deve revisar, adaptar e validar o conteúdo antes de usar em sala.
Usar IA para fortalecer processos como pesquisa, brainstorming, prototipagem e resolução de problemas, sempre com o estudante como protagonista.
Evitar a dependência automática das ferramentas. Incentivar criação autoral, reflexão e abordagens criativas e críticas.
A IA deve apoiar adaptações e caminhos personalizados de aprendizagem, garantindo inclusão, nunca exclusão ou segregação.
Evitar usar IA apenas pelo modismo. Quando mal aplicada, pode colocar estudantes em contextos inadequados de aprendizagem. A tecnologia deve ter propósito pedagógico claro.
Docentes devem desenvolver competências digitais e conhecer modelos como TPACK. Recomenda-se realizar autoavaliações, como as do CIEB, para orientar práticas mais seguras e eficazes.
Elaborar prompts para aulas, materiais interativos, imagens, tutores e outras atividades que ampliem o repertório de ensino e aprendizagem com IA.
A segurança digital é um pilar essencial na implementação de IA em ambientes educacionais.
Orientar a não informar dados pessoais nas plataformas.
Respeitar regras com relação ao uso de imagens.
Buscar consentimento das famílias e acompanhamento delas.
Verificar a atualização dos termos de uso das plataformas.
Adotar, no melhor cenário, tecnologias customizadas para a educação.